As vantagens do transporte DTA
Pode-se dizer que a Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA) é uma maneira de reduzir atrasos que podem prejudicar desde a produção até as vendas de uma empresa.
Vamos explicar o motivo.
A burocracia que envolve o comércio exterior pode entravar o planejamento de muitos importadores e para agilizar o prazo existe o regime DTA, que permite o transporte da mercadoria importada dentro do território nacional, ainda sob jurisdição da Receita Federal.
Você deve estar se perguntando sobre o recolhimento dos tributos. Bom, eles podem ser feitos após a chegada da mercadoria ao seu destino final.
Continue a leitura e saiba como funciona o DTA.
O importador pode escolher se a carga será nacionalizada e assim o desembaraço aduaneiro feito em outro recinto alfandegado. Isso é possível nos modais rodoviário e aéreo. A declaração de trânsito aduaneiro no modal rodoviário, normalmente é contratado diretamente pela empresa importadora e levado a um recinto alfandegado que seja mais vantajoso para ela a nacionalização e armazenagem. Já no modal aéreo pode ser feito pela companhia aérea e assim utilizar do regime para transportar as cargas de seus clientes de um aeroporto nacional para outro.
Entenda os procedimentos do transporte DTA na importação
O DTA pode ser dividido em três partes, que proporcionam a redução de custos de armazenagem, maior segurança no manuseio, maior agilidade devido a menores volumes de trabalho da Receita Federal, Anvisa, MAPA, entre outros órgãos e a suspensão temporária dos tributos.
1º Procedimentos efetuados na unidade de origem
Os processos realizados na unidade de origem correspondem às transações efetuadas no sistema da alfândega, o Siscomex Trânsito, que concede o regime especial de trânsito aduaneiro e o desembaraço em modalidade DTA.
2º Processos realizados durante o trânsito aduaneiro
É possível que aconteça a necessidade de mudança de modal de transporte, manipulação de carga e interrupção seguida ou não de redirecionamento durante o percurso. Todas as situações devem constar na declaração.
3º Os processos que devem ser efetuados no destino
O primeiro é quando o veículo chega na unidade de destino. Depois é feita a verificação da integridade do trânsito, armazenamento, conferência e conclusão do transporte.
Escolha uma transportadora especializada
Mesmo para quem já está acostumado a importar e exportar, é importante escolher uma transportadora especializada em transporte DTA. Pessoas que não entendem sobre o funcionamento, recursos, legislações e operacionalização das etapas podem atrapalhar o trâmite.
Para conhecer mais sobre o transporte DTA como uma alternativa para a superação de alguns problemas na importação, fale exclusivamente com a nossa equipe e busque mais agilidade e organização para a sua carga. Com soluções logísticas de alta performance, a Optimax fornece opções customizadas focadas nas necessidades de cada cliente.